Envio de Resumos Científicos
I Simpósio de Atividade Física e Exercício em Populações Pediátricas – SAFE-PED
INSTRUÇÕES PARA O ENCAMINHAMENTO DE RESUMOS PARA A SESSÃO DE TEMAS LIVRES
1) Serão aceitos somente trabalhos concluídos e inéditos, ou seja, que não tenham sido previamente apresentados em eventos científicos nacionais ou internacionais. A Comissão Científica adotará os seguintes critérios para seleção dos trabalhos a serem apresentados: formatação adequada, adequação à área temática escolhida; sequência das ideias (organização e clareza); consistência de argumentação; registro linguístico (clareza e correção).
2) Os 24 melhores trabalhos avaliados pela comissão científica do I SAFE-PED serão selecionados para apresentação dos temas livres. Os demais trabalhos aceitos e que não estiverem entre os 24 melhores serão redirecionados para sessão de pôsteres. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento.
3) Os resumos deverão ser encaminhados pela plataforma digital Google Forms em formato Word (clique aqui para submeter o resumo) em Fonte Arial, tamanho 11, espaçamento simples e justificado. O Título deve ser apresentado em letras maiúsculas, com parágrafo justificado, ocupando no máximo 150 caracteres (com espaços). O(s) nome(s) do(s) autor(es) (no máximo seis), seguido pelo endereço eletrônico (e-mail) do primeiro autor, nome(s) da(s) instituição(ões) envolvida(s) e agradecimentos a órgão(s) financiador(es) (se houver) devem ser apresentados com letras maiúsculas/minúsculas, com parágrafo justificado, ocupando no máximo 400 caracteres (com espaços). O texto deve ser apresentado em parágrafo único, justificado, ocupando no máximo 2.500 caracteres (com espaços) e contendo obrigatoriamente: Introdução, Objetivos, Métodos/Metodologia (descrição da amostra, métodos e procedimentos), Resultados e Conclusão. Os principais resultados devem ser apresentados com informações numéricas, a partir do tratamento estatístico utilizado, com indicação do nível de significância das análises, quando for o caso. Não serão aceitas figuras ou tabelas. Clique aqui para obter um modelo para o resumo.
4) Deverão serem enviados dois arquivos. No primeiro deverá constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) (no máximo seis), seguido pelo endereço eletrônico (e-mail) do primeiro autor, nome(s) da(s) instituição(ões) (publicação nos Anais do evento). O segundo arquivo deverá conter somente o resumo sem as informações de autoria (avaliação cega). O primeiro arquivo deverá ser nomeado com o nome do primeiro autor (Ex: José Silva.doc) e o segundo arquivo deverá conter antes do nome a palavra “cego” (Ex: cego Jose Silva.doc).
5) O trabalho será publicado nos Anais do I Simpósio de Atividade Física e Exercício para Populações Pediátricas, em versão eletrônica, sendo de inteira responsabilidade do(s) autor(es) a forma e o conteúdo apresentados. Os mesmos declaram também que participaram ativamente do planejamento, coleta de dados e redação do resumo e informam a inexistência de conflito de interesses em relação ao presente trabalho;
6) Para cada trabalho apresentado será emitido um único certificado digital com o nome de todos os autores.
7) Os trabalhos que não forem aceitos não terão outra oportunidade para serem enviados com correções.
ÁREAS TEMÁTICAS PARA O ENCAMINHAMENTO DE RESUMOS
Área Temática I – Aptidão Física Relacionada à Saúde em Crianças e Adolescentes.
Área Temática II – Atividade Física, Comportamento Sedentário e Saúde na Infância e na Adolescência.
Área Temática III – Crescimento Físico, Maturação Biológica Aplicado a Saúde e ao Esporte em Jovens.
Área Temática IV – Medidas e Avaliação em Atividade Física, Aptidão Física e Saúde em Populações Pediátricas.
DATAS E PRAZOS IMPORTANTES
1) Abertura do processo de submissão dos trabalhos: 08 de outubro de 2024
2) Prazo final para submissão de resumos: 08 de novembro de 2024, 23h59min
3) Notificação aos autores dos trabalhos selecionados para os Temas Livres: até 15 de novembro de 2024
CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO
Não serão aceitos trabalhos nas seguintes condições:
1) Estudos de revisão de literatura ou propostas de projeto de pesquisa.
2) Estudos de caso ou relatos de experiência não adequadamente justificados ou sem apresentação de resultados.
3) Trabalho enviado fora do prazo.
4) Trabalho enviado sem a ficha de identificação completamente preenchida.
5) Resumo fora do padrão especificado.
6) Resumo com formatação inadequada.
7) Mais de um trabalho com o mesmo primeiro autor.
8) Trabalhos com metodologia e/ou análise estatística ausente ou inadequada.
9) Resumos com apresentação insuficiente de resultados.
10) Trabalhos não relacionados com as áreas temáticas propostas.
AVISO IMPORTANTE
Será emitido um único certificado digital por trabalho apresentado, contendo o nome do autor e co-autores na forma e sequência digitadas no momento do encaminhamento do trabalho. Evite problemas conferindo criteriosamente o seu resumo antes de confirmar o envio das informações. Após o envio não poderão ser alteradas informações de cadastro, nem do arquivo anexado, mesmo que estas sejam divergentes. Evite confusões fazendo uma conferência rigorosa antes do encaminhamento.
MODELO PARA RESUMO