Relação da atividade física e comportamento sedentário com o desempenho acadêmico e fatores de risco à saúde em adolescentes: um estudo longitudinal

O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO SERÁ ANALISAR AS ASSOCIAÇÕES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA, COMPORTAMENTO
SEDENTÁRIO E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM ADOLESCENTES DURANTE O ENSINO FUNDAMENTAL II. O ESTUDO
SERÁ PROSPECTIVO OBSERVACIONAL, DE QUATRO ANOS E SERÃO ELEGÍVEIS NO MOMENTO INICIAL OS ALUNOS DO
SEXTO ANO, DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE LONDRINA-PR, DA ZONA URBANA, E SERÃO SELECIONADOS
ALEATORIAMENTE DE ACORDO COM A PROPORCIONALIDADE DO NÚMERO DE ESCOLARES MATRICULADOS EM CINCO REGIÕES DA CIDADE (NORTE, SUL, LESTE, OESTE E CENTRO). SERÃO REALIZADAS AVALIAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS, MATURAÇÃO SOMÁTICA, ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, DESEMPENHO ACADÊMICO, APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA, HÁBITOS ALIMENTARES, E HORAS DE SONO. O TESTE QUI-QUADRADO SERÁ EMPREGADO PARA VERIFICAR AS ASSOCIAÇÕES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA, COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO, VARIÁVEIS MODERADORAS E O DESEMPENHO ACADÊMICO. AS VARIÁVEIS ASSOCIADAS AO DESEMPENHO ACADÊMICO COM VALOR DE SIGNIFICÂNCIA P<020 SERÃO INSERIDAS EM UM MODELO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA COM VALORES DE RISCO RELATIVO E SEUS RESPECTIVOS INTERVALOS DE CONFIANÇA (IC 95%). PARA VERIFICAR A PARTICIPAÇÃO DAS OUTRAS VARIÁVEIS NA EXPLICAÇÃO DOS DIFERENTES VALORES DE DESEMPENHO ACADÊMICO SERÁ UTILIZADA A REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA MÉTODO BACKWARD. O NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA ADOTADO SERÁ DE P< 0,05. OS DADOS SERÃO TRATADOS NO PACOTE COMPUTACIONAL DO SPSS VERSÃO 20.0.