Relação da atividade física e comportamento sedentário com o desempenho acadêmico e fatores de risco à saúde em adolescentes: um estudo longitudinal

O objetivo do presente estudo será analisar as associações entre atividade física, comportamento sedentário e o desempenho acadêmico em adolescentes durante o ensino fundamental II. O estudo será prospectivo observacional, de quatro anos e serão elegíveis no momento inicial os alunos do sexto ano, das escolas estaduais da cidade de Londrina-PR, da zona urbana, e serão selecionados aleatoriamente de acordo com a proporcionalidade do número de escolares matriculados em cinco regiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro). Serão realizadas avaliações antropométricas, maturação somática, atividade física e comportamento sedentário, desempenho acadêmico, aptidão cardiorrespiratória, hábitos alimentares, e horas de sono. O teste qui-quadrado será empregado para verificar as associações entre atividade física, comportamento sedentário, variáveis moderadoras e o desempenho acadêmico. As variáveis associadas ao desempenho acadêmico com valor de significância P<0,20 serão inseridas em um modelo de regressão logística com valores de risco relativo e seus respectivos intervalos de confiança (IC95%). Para verificar a participação das outras variáveis na explicação dos diferentes valores de desempenho acadêmico será utilizada a regressão linear múltipla método backward. O nível de significância adotado será de P< 0,05. Os dados serão tratados no pacote computacional do spss versão 20.0.

Artigos

BUENO, M. R. O.; WERNECK, A. O.; SILVA, D. R. P.; OYEYEMI, A. L.; ZAMBRIN, L. F.; FERNANDES, R. A.; SERASSUELO JUNIOR, H.; ROMANZINI, M.; RONQUE, E. R. V. Association between patterns of sedentary time and academic performance in adolescents: the mediating role of self-concept. Revista Paulista de Pediatria (online), v. 40, p. e2021106, 2022. 

BUENO, M. R. O.; WERNECK, A. O.; ZAMBRIN, L. F.; SILVA, K. S.; SERASSUELO JUNIOR, H.; ROMANZINI, M.; RONQUE, E. R. V. Associations of device-measured sedentary time, mentally-passive and mentally-active sedentary behaviors with self-concept in adolescents. Mental Health and Physical Activity, v. 22, p. 100430, 2022. 

WERNECK, A. O.; ROMANZINI, M.; SILVA, D. R. P.; OYEYEMI, A. L.; BUENO, M. R. O.; RONQUE, E. R. V. Association of mentally-passive and mentally-active sedentary behaviors with device-measured bouts and breaks of sedentary time in adolescents. Health Promotion Perspectives, v. 11, p. 109-114, 2021.

VOLPATO, L. A.; FERNANDES, D. Z.; CORREA, R. C.; WEBER, V. M. R.; ROMANZINI, C. L. P.; RONQUE, E. R. V.; ROMANZINI, M. Light-intensity physical activity patterns and associated factors in adolescents. Motriz, v. 27, p. , e102102017, 2021. 

BUENO, M. R. O.; ZAMBRIN, L. F.; PANCHONI, C.; WERNECK, A. O.; FERNANDES, R. A.; SERASSUELO JUNIOR, H.; ROMANZINI, M.; RONQUE, E. R. V. Association Between Device-Measured Moderate-to-Vigorous Physical Activity and Academic Performance in Adolescents. Health Education & Behaviour, v. 48, p. 54-62, 2020. 

RAMOS, D. E.; BUENO, M. R. O.; ZAMBRIN, L. F.; WERNECK, A. O.; RONQUE, E. R. V.; SILVA, M. J. C.; ROMANZINI, M. Pattern of sedentary behavior in brazilian adolescents. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 23, p. 1-6, 2018.