Associação entre atividade física, comportamento sedentário e aptidão cardiorrespiratória com o controle cognitivo na transição da adolescência

O objetivo do presente estudo será analisar as associações entre atividade física (AF), aptidão cardiorrespiratória (ACR), comportamento sedentário (CS) com o controle cognitivo durante a adolescência em escolares de ambos os sexos da rede pública de ensino do município de Londrina-PR. Serão elegíveis para o estudo os alunos das escolas estaduais da cidade de Londrina-PR, da zona urbana, que foram selecionados aleatoriamente de acordo com a proporcionalidade do número de escolares matriculados em cinco regiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro) na primeira fase do estudo (2015-2017). Serão coletadas informações antropométricas (massa corporal, estatura, altura tronco-cefálica, dobras cutâneas tricipital e subescapular e circunferência de cintura), atividade física e comportamento sedentário (acelerometria), desempenho acadêmico (média escolar), aptidão cardiorrespiratória (teste de shuttle run-20m), saúde mental (autoconceito – inventário de piers-harris, ansiedade – escala de ansiedade social para adolescentes e sintomas depressivos – escala de depressão para crianças), sono (acelerometria e questionário), três testes cognitivos (blocos de corsi, flanker test e stroop task), medidas de ondas cerebrais (eletroencefalografia) e análise sanguínea de fator neurotrófico derivado do cérebro. A comparação entre os sexos será por meio do teste t de student para amostras independentes. Previamente à análise de regressão linear múltipla será realizada a matriz de correlação entre todas as variáveis independentes com o da e os testes cognitivos, estratificado por sexo. Após esse procedimento, todas as variáveis independentes que possuírem correlação significativa com o da e com os testes cognitivos (P<0,05) entrarão no modelo de regressão linear múltipla. O nível de significância adotado será de 5%. Os dados serão tratados no pacote computacional do spss versão 20.0. Espera-se contribuir no âmbito científico com a produção de artigos, dissertações e teses, além de contribuir no âmbito social com o conhecimento para professores da rede estadual de ensino, visando entender a importância da pratica regular de atividade física e dos riscos do comportamento sedentário na saúde cognitiva e no desempenho acadêmicos de adolescentes.

Artigos

FREITAS, M. C. M.; VOLPATO, L. A.; WEBER, V. M. R.; COSTA, J. C.; MARTINS, C. M. L.; ROMANZINI, M.; MOTA, J.; RONQUE, E. R. V. The relationship between adherence to 24-h movement guidelines and brain-derived neurotrophic factor in adolescents: a cross-sectional study. European Journal of Pediatrics, v. 184, p. 606, 2025. 

VOLPATO, L. A.; WEBER, V. M. R.; LOPES, W. A.; SASAKI, J. E.; ROMANZINI, C. L. P.; RONQUE, E. R. V.; ROMANZINI, M. Associations Between Substitution of Sedentary Behavior Patterns With Physical Activity and Cardiovascular Risk Factors in Adolescents: A 3-Year Longitudinal Study. Journal of Physical Activity & Health, v. 21, p. 1114-1120, 2024. 

WEBER, V. M. R.; CASTRO-PIÑERO, J.; COSTA, J. C.; FERNANDES, D. Z.; ROMANZINI, M.; RONQUE, E. R. V. Comparison Between Cardiorespiratory Fitness and Functions of Cognitive Control in Adolescents: A Tracking Study of 3 Years. Pediatric Exercise Science, p. 1-7, 2023. 

VOLPATO, L. A.; COSTA, J. C.; RONQUE, E. R. V.; ROMANZINI, M. Time Reallocations From Sedentary Behavior to Physical Activity and Cardiovascular Risk Factors in Children and Adolescents: A Systematic Review. Journal of Physical Activity & Health, v. 20, p. 1084-1091, 2023. 

WEBER, V. M. R.; COSTA, J. C.; VOLPATO, L. A.; ROMANZINI, M.; CASTRO-PIÑERO, J. ; RONQUE, E. R. V. Association between cardiorrespiratory fitness and cognitive control: is somatic maturity an important mediator? BMC Pediatrics, v. 22, p. 699, 2022. 

WEBER, V. M. R.; FERNANDES, D. Z.; VOLPATO, L. A.; BUENO, M. R. O.; ROMANZINI, M.; CASTRO-PIÑERO, J.; RONQUE, E. R. V. Development of cardiorespiratory fitness standards for working memory using receiver operating curves in 15-year-old adolescents. BMC Pediatrics, v. 21, p. 208, 2021.