Associação entre atividade física, comportamento sedentário e aptidão cardiorrespiratória com o controle cognitivo na transição da adolescência

O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO SERÁ ANALISAR AS ASSOCIAÇÕES ENTRE ATIVIDADE FÍSICA (AF), APTIDÃO
CARDIORRESPIRATÓRIA (ACR), COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO (CS) COM O CONTROLE COGNITIVO DURANTE A
ADOLESCÊNCIA EM ESCOLARES DE AMBOS OS SEXOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE
LONDRINA-PR. SERÃO ELEGÍVEIS PARA O ESTUDO OS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE
LONDRINA-PR, DA ZONA URBANA, QUE FORAM SELECIONADOS ALEATORIAMENTE DE ACORDO COM A
PROPORCIONALIDADE DO NÚMERO DE ESCOLARES MATRICULADOS EM CINCO REGIÕES DA CIDADE (NORTE, SUL,
LESTE, OESTE E CENTRO) NA PRIMEIRA FASE DO ESTUDO (2015-2017). SERÃO COLETADAS INFORMAÇÕES
ANTROPOMÉTRICAS (MASSA CORPORAL, ESTATURA, ALTURA TRONCO-CEFÁLICA, DOBRAS CUTÂNEAS TRICIPITAL E
SUBESCAPULAR E CIRCUNFERÊNCIA DE CINTURA), ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO
(ACELEROMETRIA), DESEMPENHO ACADÊMICO (MÉDIA ESCOLAR), APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA (TESTE DE
SHUTTLE RUN-20M), SAÚDE MENTAL (AUTOCONCEITO – INVENTÁRIO DE PIERS-HARRIS, ANSIEDADE – ESCALA DE
ANSIEDADE SOCIAL PARA ADOLESCENTES E SINTOMAS DEPRESSIVOS – ESCALA DE DEPRESSÃO PARA CRIANÇAS),
SONO (ACELEROMETRIA E QUESTIONÁRIO), TRÊS TESTES COGNITIVOS (BLOCOS DE CORSI, FLANKER TEST E
STROOP TASK), MEDIDAS DE ONDAS CEREBRAIS (ELETROENCEFALOGRAFIA) E ANÁLISE SANGUÍNEA DE FATOR
NEUROTRÓFICO DERIVADO DO CÉREBRO. A COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS SERÁ POR MEIO DO TESTE T DE
STUDENT PARA AMOSTRAS INDEPENDENTES. PREVIAMENTE À ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA SERÁ
REALIZADA A MATRIZ DE CORRELAÇÃO ENTRE TODAS AS VARIÁVEIS INDEPENDENTES COM O DA E OS TESTES
COGNITIVOS, ESTRATIFICADO POR SEXO. APÓS ESSE PROCEDIMENTO, TODAS AS VARIÁVEIS INDEPENDENTES QUE
POSSUÍREM CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA COM O DA E COM OS TESTES COGNITIVOS (P<0,05) ENTRARÃO NO
MODELO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA. O NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA ADOTADO SERÁ DE 5%. OS DADOS SERÃO
TRATADOS NO PACOTE COMPUTACIONAL DO SPSS VERSÃO 20.0. ESPERA-SE CONTRIBUIR NO ÂMBITO CIENTÍFICO
COM A PRODUÇÃO DE ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES, ALÉM DE CONTRIBUIR NO ÂMBITO SOCIAL COM O
CONHECIMENTO PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, VISANDO ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA
PRATICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA E DOS RISCOS DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO NA SAÚDE COGNITIVA
E NO DESEMPENHO ACADÊMICOS DE ADOLESCENTES.