O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM – integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática que está cadastrado no Diretório dos Grupos do CNPq pela UEL. Esse grupo tem como proposta estudar e investigar os fundamentos e os processos de constituição dos conhecimentos/saberes docentes na formação inicial (curso de licenciatura em Matemática e Pedagogia), bem como na formação em serviço de Professores em Matemática. Para tanto, nas pesquisas sobre a formação inicial de professores em matemática busca-se investigar: fatores intervenientes dessa etapa de formação na constituição de concepções de matemática, de ensino, de aprendizagem, dentre outras concepções, e processos de aprendizagem de futuros professores em matemática; contribuição de disciplinas e atividades do curso de licenciatura para formação do professor em matemática. Nas pesquisas sobre formação em serviço, por meio de grupos de estudos constituídos nas escolas e de projetos, busca-se investigar a compreensão de professores sobre o modo como seus alunos aprendem; os conhecimentos/saberes mobilizados na elaboração de atividades de matemática para a sala de aula, bem como, a formação em contexto.