Artigos

Artigos científicos publicados em periódicos sob a orientação da Prof.ª. Dra. Márcia Cristina C. T. Cyrino

2024

  • BARRETTO, A. C. ; CYRINO, M.C.C.T. . Constituição da Identidade Profissional de professores de matemática no início da docência. REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2024.

  • RODRIGUES, A. L. ; CYRINO, M.C.C.T. . Emoções e identidade profissional de professores que ensinam matemática: um levantamento bibliográfico. REVISTA COCAR (ONLINE), 2024.

  • RODRIGUES, A. L. ; CYRINO, M.C.C.T. . Movimento de constituição da identidade profissional de futuros professores de Matemática no âmbito do Pibid e do Estágio Curricular Supervisionado. Educação Matemática Pesquisa, v. 26, p. 237-258, 2024.

  • RODRIGUES, A. L. ; CYRINO, M.C.C.T. . Emoções e identidade profissional de professores que ensinam matemática: um levantamento bibliográfico. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 20, p. 1-20, 2024.

  • CYRINO, M.C.C.T.. Processos formativos indisciplinares e o desenvolvimento do noticing profissional na formação inicial de professores de matemática. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 84, p. 110-133, 2024.
    Artigo completo – Revista GEPEM

  • CYBULSKI, FERNANDA CAROLINE ; OLIVEIRA, HÉLIA; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Quadrilaterals hierarchical classification and properties of the diagonals: A study with pre-service mathematics teachers. Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education, v. 20, p. em2490-12, 2024.
    Artigo completo – Revista EURASIA – MODESTUM

  • SILVA, BEATRIZ DOS SANTOS; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE PROFESSORAS FORMADORAS EXPERIENTES NO ENSINO DE GEOMETRIA. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 44, p. 325-350, 2024.
    Artigo completo – Revista VYDIA

  • OLIVEIRA, JULIO CEZAR RODRIGUES DE; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Percepções de professores de Matemática experientes sobre sua trajetória profissional e o movimento de constituição de sua identidade. Revista do NUPEM, v. 16, p. 1-24, 2024.
    Artigo completo – Revista NUPEM

  • CYRINO, M.C.C.T.; LOPES, C. E. ; OLIVEIRA, A. M. P. . Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática e identidade profissional docente. Revista do NUPEM, v. 16, p. 1-4, 2024.

  • MUNIZ, S. C. S.; CYRINO, M.C.C.T. ; BORGES, F. A. . Perspectivas de trabalho com Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusiva. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 25, p. 96-126, 2024.

  • CYRINO, MARCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE. The professionalization of teachers in Brazil: scenarios and challenges in/for Mathematics teacher education. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 14, p. 1-17, 2024.
    Artigo completo – Revista RIPEM

  • BARRETTO, ANA CLÁUDIA; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Constituição da Identidade Profissional de Professores de Matemática no Início da Docência. REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, v. 33, p. 275-294, 2024.
    Artigo completo – Revista da FAEEBA

2023

  • OLIVEIRA, J. C. R. ; CYRINO, M.C.C.T. . Trajetória profissional de professores de matemática experientes na busca pela profissionalização docente. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 19, p. 1-22, 2023.

  • CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; RIZZATTI, IVANISE MARIA ; RÔÇAS, GISELLE. Os desafios da Área de Ensino: -é caminhando que se faz o caminho-. Bolema (Rio Claro), v. 37, p. i-xvi, 2023.
    Artigo completo – Revista BOLEMA

  • RODRIGUES, PAULO HENRIQUE ; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. The mobilization of emotions, moral commitment, and political commitment as dimensions of the movement for the constitution of the professional identity of prospective Mathematics teachers: the Supervised Teaching Practice. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 13, p. 1-19, 2023.
    Artigo completo – Revista RIPEM

  • BARRETTO, ANA CLÁUDIA; DE COSTA TRINDADE CYRINO, MÁRCIA CRISTINA. A busca do sentido de agência profissional de professores de matemática no início da docência. ALEXANDRIA (UFSC), v. 16, p. 231-255, 2023.
    Artigo completo – Revista Alexandria

  • CYRINO, M.C.C.T.; GUIMARAES, R. S. ; OLIVEIRA, A. M. P. . Pontos de enfoque de pesquisas brasileiras sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 17, p. e6243100, 2023.
    Artigo completo – Revista Reveduc

2022

  • RODRIGUES, PAULO HENRIQUE ; de Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina ; OLIVEIRA, HÉLIA MARGARIDA . The search for the sense of agency in vulnerable situations in mathematics teachers? initial education. The Montana Math Enthusiast, v. 19, p. 158-186, 2022.
    Artigo completo – Revista The Mathematics Enthusiast

  • CYRINO, MARCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE; GRANDO, REGINA CÉLIA GRANDO . (Des)construção curricular necessária: resistir, (re)existir, possibilidades insubordinadas criativamente. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022003-25, 2022.
    Artigo completo – Revista REMAT-SP

  • OLIVEIRA, CRISTIANE DOS SANTOS ; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Elementos da prática de uma comunidade de professoras na exploração de tarefas que envolvem o pensamento algébrico. REVEMAT, v. 17, p. 1-27, 2022.
    Artigo completo – Revista REVEMAT

  • BRAGA, LAUDELINA ; CYRINO, MARCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE . Visão profissional de estudantes de Pedagogia na análise de episódios de aula de matemática na perspectiva do ensino exploratório. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 28, p. 1-16, 2022.
    Artigo completo – Revista Ciência e Educação

  • OLIVEIRA, L. M. C. P. ; CYRINO, M.C.C.T. . Aspectos da prática de uma comunidade de professoras de matemática e o desenvolvimento da agência profissional. QUADRANTE (LISBOA), v. 31, p. 7-27, 2022.
    Artigo completo – Revista Quadrante

  • CAROLINE CYBULSKI, FERNANDA ; de Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina . GEOMETRIA E PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O QUE REVELAM PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2009 E 2020. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, p. 44-65, 2022.
    Artigo completo – Revista Paranaense de Educação Matemática

  • VIEIRA, A. F. M. ; CYRINO, M.C.C.T. . Geometric Thinking: Reflections Manifested by Preservice Mathematics Teachers in van Hiele Model Studie. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 24, p. 286-313, 2022.
    Artigo completo – Acta Scientiae

2021

  • Paula, Enio Freire de ; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. The Professional Identity in educators who teach mathematics: elements and actions to build a proposal for future research. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 32, p. 1-23, 2021.
    Artigo completo – Revista Pró-Posições

  • ESTEVAM, E. J. G. ; CYRINO, M.C.C.T. ; OLIVEIRA, H. M. . Aprendizagens profissionais de professores sobre o ensino de estatística suscitadas por reflexões na análise de um caso multimédia. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, v. 34, p. 167-187, 2021
    Artigo completo – Revista Portuguesa de Educação

  • CYRINO, M.C.C.T.. A colaboração na formação de professores que ensinam matemática. SISYPHUS – JOURNAL OF EDUCATION, v. 9, p. 6-10, 2021.
    Artigo completo – Revista SISYPHUS

  • BORGES, F. A. ; CYRINO, M.C.C.T. . ANÁLISE DE INVESTIGAÇÕES BRASILEIRAS QUE DISCUTEM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. ARETÉ (MANAUS), p. 1-21, 2021.
    Artigo completo – Revista Areté

2020

  • RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. ZETETIKE (UNICAMP), v. 28, p. 1-26, 2020.
    Artigo completo – Revista ZETETIKE

  • DE PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T.  Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam matemática. Educação (Santa Maria), v. 45, p. 1-29.
    Artigo completo – Revista Educação (Santa Maria)

  • BORGES, F. A.; CYRINO, M. C. C. T. Encontro formativo de professores e licenciandos em matemática em uma comunidade de prática: alguns aspectos em destaque. Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 16, p. 435-461, jan./jun. 2020.
    Artigo completo – Revista Educação e Linguagens

  • JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Mathematics teachers’ learning on Exploratory Teaching: analysis of a Multimedia Case in a Community of Practice. Revista Acta Scientiae, v. 22, n. 1, p. 112-133.
    Artigo completo – Revista Acta Scientiae

  • BORGES, F. A.; CYRINO, M. C. C. T. A formação do futuro professor de Matemática para atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 76, p. 134-155, 2020.
    Artigo completo – Revista BOLETIM GEPEM (online)

2019

2018

  • CYRINO, M. C. C. T. Grupos de Estudo e Pesquisa e o Movimento de Constituição da Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática e de Investigadores. REnCiMa, v. 9, n. 6, p. 1-17, 2018.
    Artigo completo – Revista REnCiMa

  • RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 32, n. 62, p. 967-989, dez. 2018.
    Artigo completo – Revista Bolema

  • JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), São Paulo, v. 20, n. 2, p. 21-46, out. 2018.
    Artigo completo – Revista Educação Matemática Pesquisa (Online)

  • PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Perspectivas de Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática Presentes em Artigos Científicos Publicados entre 2006-2016. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 5, p. 778-799, set./out. 2018.
    Artigo completo – Revista ULBRA

  • DE PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre identidade profissional de professores que ensinam Matemática. Imagens da Educação, v. 8, n. 2, 2018.
    Artigo completo – Revista Imagens da Educação

  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Desenvolvimento do Conhecimento Estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de Matemática. REnCiMa, v. 9, n. 2, p. 32-51, 2018.
    Artigo completo – Revista REnCiMa

  • RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. C. T. A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, abr. 2018.
    Artigo completo – Revista Insignare Scientia

  • RODRIGUES, P. H.; PIRES, M. N. M.; CYRINO, M. C. C. T. Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 23, n. 57, p. 17-33, jan./mar. 2018.
    Artigo completo – Revista Educação Matemática em Revista, Brasília

2017

  • PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Mapeamento de pesquisas paranaenses sobre o professor que ensina Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6, n. 11, p. 18-45, jul./dez. 2017.
    Artigo completo – Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão

  • PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de professores que ensinam Matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 27-45, abr. 2017.
    Artigo completo – Revista Zetetiké

  • RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 16, p. 67-78, jan./jun. 2017.
    Artigo completo – Revista REMat-SP

  • BALDINI, L. A. F.; OLIVEIRA, J. C. R.; CYRINO, M. C. C. T. Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam Matemática: constituição, energia e cultivo. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 16, p. 55-66, jan./jun. 2017.
    Artigo completo – Revista REMat-SP

  • RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. Aspectos da prática pedagógica considerados na elaboração de um caso multimídia para formação de professores que ensinam Matemática. Ciência & Educação, v. 23, n. 3, p. 577-595, 2017.
    Artigo completo – Revista Ciência & Educação

  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Análise de vídeos de aula na promoção de reflexões sobre o ensino exploratório de Estatística em uma comunidade de professores. Quadrante, v. 26, n. 1, p. 145-169, 2017.
    Artigo completo – Revista Quadrante

  • CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. Ações da formadora e a dinâmica de uma comunidade de prática na constituição/mobilização de TPACK. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 19, n. 1, p. 25-48, 2017.
    Artigo completo – Revista Educação Matemática Pesquisa (Online)

  • CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 24, p. 699-712, 2017.
    Artigo completo -Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande

2016

  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 115-150, 2016.
    Artigo completo – Revista Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

  • CYRINO, M. C. C. T. Potencialidades da Exploração de um Caso Multimídia como Elemento da Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática em Revista, Ano 21, n. 49B, p. 80-89, abr. 2016.
    Artigo completo – Revista Educação Matemática em Revista

  • CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da Identidade Profissional de Professores de Matemática em Comunidades de Prática: Reificações do Ensino do Raciocínio Proporcional. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 54, p. 165-187, abr. 2016.
    Artigo completo – Revista Bolema

  • BALDINI, L. A. F.; CYRINO, M. C. C. T. Elementos da prática de uma Comunidade de Prática de professores de Matemática na utilização do software Geogebra. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, , n. 45, p. 184-204, mar. 2016.
    Artigo completo – Revista Union

2015

  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Medidas de Tendência Central e o Ensino Exploratório de Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 17, p. 166-191, 2015.
    Artigo completo – Revista Perspectivas da Educação Matemática – Campo Grande

  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O Estágio de Regência como Contexto para o Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente de Futuros Professores de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 131-149, 2015.
    Artigo completo – Revista Alexandria

  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 52, p. 658-680, ago. 2015.
    Artigo completo – Revista Bolema

2014

  • CYRINO, M. C. C. T; JESUS, C. C.  Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência & Educação, v. 20, p. 751-764, 2014.
    Artigo completo – Revista Ciência & Educação

  • NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista FAEEBA, v. 23, p. 149-163, 2014.
    Artigo completo – Revista FAEEBA

  • ESTEVAM, E. J. G; CYRINO, M. C. C. T. Educação Estatística e a formação de professores de matemática: cenário de pesquisas brasileiras. Zetetiké (on line), v. 22, p. 123-149, 2014.
    Artigo completo – Revista Zetetiké (Online)

  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O estágio de observação e o desenvolvimento da identidade profissional docente de professores de matemática em formação inicial. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 599-622, 2014.
    Artigo completo – Revista Educação Matemática Pesquisa (Online)

  • RODRIGUES, P. H. ; RODRIGUES, R. V. R. ; CYRINO, M. C. C. T. ; OLIVEIRA, H. M. . A mídia vídeo na formação de professores que ensinam Matemática: análise de pesquisas brasileiras. Nuances, v. 25, p. 148-169, 2014.
    Artigo completo – Revista Nuances

  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática a partir da supervisão de estágio. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1-19, 2014.
    Artigo completo – Revista EM TEIA

2013

  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O estágio supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 29-49, 2013.
    Artigo completo – Revista Educação Matemática Pesquisa (Online)

  • BALDINI, L. A. F.; TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Calculadora Gráfica na Formação Inicial de Professores de Matemática: uma experiência com sistemas de equações lineares. Perspectivas da Educação Matemática, v. 6, p. 49-61, 2013.
    Artigo completo – Revista Research Gate

  • CYRINO, M. C. C. T. Propostas de formação inicial de professores de Matemática no Estado do Paraná: condicionantes do cenário atual. Boletim GEPEM (Online), v. 63, p. 45-59, 2013.
    Artigo completo – Revista Boletim GEPEM

  • OLIVEIRA, H. M. ; CYRINO, M.C.C.T. . Developing Knowledge of Inquiry-Based Teaching by Analysing a Multimedia Case: One Study with Prospective Mathematics Teachers. Sisyphus – Journal of Education, v. 1, p. 214-245, 2013.
    Artigo completo – Revista Redalyc

2012

  • BALDINI, L. A. F. ; CYRINO, M. C. C. T. . Função seno – uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. CL-CLXIV, 2012.
    Artigo completo – Revista do Instituto Geogebra

2011

  • TEIXEIRA, B. R. ; CYRINO, M. C. C. T. . A elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional na formação inicial de professores de Matemática. Boletim GEPEM, v. 58, p. 71-88, 2011.
    Artigo completo – Revista Boletim GEPEM

  • CYRINO, M. C. C. T. ; TEIXEIRA, B. R. . O Estágio Supervisionado e o Relatório de Estágio como espaços de reflexão sobre a Resolução de Problemas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. Temático, p. 111-127, 2011.
    Artigo completo – Em breve.

  • CYRINO, M. C. C. T.; CALDEIRA, J. S. Processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação inicial de professores de Matemática. Investigações em Ensino de Ciências – v. 16 (3), p. 373-401, 2011.
    Artigo completo – Revista IENCI

  • CYRINO, M.C.C.T. ; OLIVEIRA, H. M. . Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 97-126, 2011.
    Artigo completo – Revista Bolema

  • OLIVEIRA, H. M. ; CYRINO, M.C.C.T. . A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interaccoes, v. 7, p. 104-130, 2011.
    Artigo completo – Revista Interacções

2010

  • TEIXEIRA, B. R. ; CYRINO, M.C.C.T. . A Comunicação Escrita na Formação Inicial de Professores de Matemática: potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado. Acta Scientiae (ULBRA), v. 12, p. 43-66, 2010.
    Artigo completo – Revista ULBRA

  • BALESTRI, R.D. ; CYRINO, M.C.C.T. . A história da matemática na formação inicial de professores de Matemática. Alexandria (UFSC), v. 3, p. 103-120, 2010.
    Artigo completo – Revista Alexandria (UFSC)

2009

2007

  • CYRINO, M.C.C.T. ; CORRÊA, J.F. . A história da matemática na educação matemática de futuros professores: o problema das quadraturas. Boletim GEPEM, v. 51, p. 45-61, 2007.
    Artigo completo – Boletim GEPEM

  • CYRINO, M.C.C.T. ; OLIVEIRA, R.A. . Compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo como seus alunos aprendem e algumas consequências para educação matemática. Revista Ciência e Tecnologia, v. 16, p. 65-72, 2007.
    Artigo completo – Em breve

2006

  • CYRINO, M.C.C.T. ; ALMEIDA, L.M.W. . Reflexões sobre a contribuição do trabalho com ‘problemas reais’ para a formação inicial de professores de Matemática. Acta Scientiae (ULBRA), v. 8, p. 37-50, 2006.
    Artigo completo – Revista Ulbra

2005

  • CYRINO, M.C.C.T. . A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), Rio Claro, v. 18, n.23, p. 41-56, 2005.
    Artigo completo – Revista Bolema

1998

  • CYRINO, M.C.C.T. . Proposta de categorias para análise e escolha de material pedagógico. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), CURITIBA, v. 1, n.1, p. 48-52, 1998.