Teses de Doutorado

Teses de Doutorado orientadas pela Prof.ª. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

2025

  • Salvador Cardoso Silva Muniz. Formação de Professores e Educação Matemática Inclusiva. 2025. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

  • Talisson Fernando Leiria. Pensamento geométrico em uma Comunidade de Prática. 2025. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

2024

  • André Lima Rodrigues. Emoções de professores de matemática em início de docência e o movimento de constituição da identidade profissional. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
  • Taynara Cristina Gaffo Fraga. Ações formativas para a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, no contexto do ensino de geometria. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

2023

  • Anna Flávia Magnoni Vieira. O desenvolvimento do pensamento geométrico na formação inicial de professores de matemática: ações de uma disciplina de ensino de geometria.. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Tese completa

2022

  • Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira. Um estudo sobre o movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática experientes. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Tese completa

  • Ana Cláudia Barretto. Movimento de constituição da identidade profissional de professores de matemática no início da docência. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Tese completa

2019

  • Laudelina Braga. Conceitos de perímetro e área em um curso de pedagogia e a mobilização de conhecimentos profissionais. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Tese completa

  • OLIVEIRA, Laís Maria Costa Pires de. –“Agência Profissional de Professores que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática“. 
    Tese completa

  • RODRIGUES, Paulo Henrique.  –“Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Contexto do Estágio Curricular Supervisionado“.
    Tese completa

2018

  • PAULA, Enio Freire de. – “Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática: Indicativos de Pesquisas, Elementos e Ações para Elaboração de uma Proposta Investigativa“.
    Tese completa

  • VARELA, Gaspar. (2018) “Cordas de Areca na formação de professores que ensinam Matemática no Timor Leste“. 
    Tese completa

2017

  • RODRIGUES, Renata Viviane Raffa. – “O contexto de formação a partir da exploração de um caso multimídia: aprendizagens de futuros professores de matemática“.
    Tese completa

  • JESUS, Cristina Cirino de. – “Perspectiva do Ensino Exploratório: Promovendo aprendizagens de professores de Matemática em um contexto de Comunidade de Prática“.
    Tese completa

2015

  • ESTEVAM, Everton José Goldoni. – “Práticas de uma Comunidade de Professores que Ensinam Matemática e o Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística“. 
    Tese completa

2014

  • GARCIA, Tânia Marli Rocha. – “Identidade profissional de professores de matemática em uma comunidade de prática”.
    Tese completa

  • BALDINI, Loreni Apª Ferreira. – “Elementos de uma comunidade de prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de matemática na utilização do software geogebra”.
    Tese completa

2013

  • TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. – “O Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente”.
    Tese completa

  • NAGY, Marcia Cristina. – “Trajetórias de Aprendizagem de Professoras que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática”. 
    Tese completa

2012

  • BELINE, Willian – “Formação de Professores de Matemática em Comunidades de Prática: Um Estudo Sobre Identidades”.
    Tese completa