Dissertações de Mestrado

Dissertações de Mestrado orientadas pela Prof.ª. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

2024

  • Beatriz Dos Santos Silva. Geometrias não Euclidianas na formação de professores de Matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

2023

  • Daiane Gisele de Lima. Aspectos do ensino de Geometria evidenciados por professores de Matemática em um contexto de formação online: Uma análise à luz dos subsídios teóricos de Raymond Duval.. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Dissertação completa

  • Eliana Pizani Leocádio Corrêa. Formação continuada de professores que ensinam matemática para o ensino de geometria: indicativos de teses e dissertações brasileiras. 2023. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) – Universidade Estadual do Paraná, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.

2022

  • Fernanda Caroline Cybulski. Geometria na formação inicial de professores que ensinam matemática: indicativos de dissertações e teses brasileiras. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Dissertação completa

2021

  • Mayara Cristina Sugigan. Conhecimento profissional de professoras que ensinam matemática envolvendo o pensamento algébrico na formação continuada. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Dissertação completa

  • Cristiane dos Santos Oliveira. Aprendizagem profissional de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática: explorando o pensamento algébrico. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual do Paraná, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
    Dissertação completa

2019

  • OLIVEIRA, Jéssika Naves de. – “Aspectos da Aprendizagem Profissional de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Área e Perímetro”.
    Dissertação completa

  • FRAGA, Taynara Cristina Gaffo. – “Uma Análise do Caso Multimídia “Explorando Perímetro e Área” para a Formação de Professores que Ensinam Matemática”
    Dissertação completa

2017

  • OLIVEIRA, Julio Cezar Rodrigues de. – “Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia Plano de Telefonia”.
    Dissertação completa

2016

  • MOTA, Helen Dabiani Frioli. – “Desenvolvimento profissional de futuros professores de matemática na exploração de um caso multimídia na perspectiva do ensino exploratório”.
    Dissertação completa

2015

  • RODRIGUES, Paulo Henrique. – “Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática”.
    Dissertação completa

2014

  • OLIVEIRA, Laís Maria Costa Pires de. – “Aprendizagens no empreendimento estudo do raciocínio proporcional”.
    Dissertação completa

2013

  • ROCHA, Márcio Roberto da. – “Empreendimentos de uma comunidade de prática de professores de matemática na busca de aprender e ensinar frações”
    Dissertação completa

  • GURNISKI CARNIEL, Ivnna . – “Conhecimentos mobilizados em processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática”.
    Dissertação completa

2011

  • JESUS, Cristina Cirino de. –  “Análise crítica de tarefas matemáticas: um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental”.
    Dissertação completa

2010

  • CALDEIRA, Janaina Soler – “Um Estudo sobre o Pensamento Algébrico em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática”.
    Dissertação completa

2009

  • TEIXEIRA, Bruno Rodrigo – “Registros escritos na formação inicial de professores de Matemática: uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado”.
    Dissertação completa

  • MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes – “Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de projetos político-pedagógicos de cursos no estado do Paraná”.
    Dissertação completa

2008

  • BALESTRI, Rodrigo Dias – “A participação da História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores pesquisadores”.
    Dissertação completa

  • CORRÊA, Júlio Faria – “Um Estudo Histórico sobre Quadraturas”.
    Dissertação completa

2007

  • PASSERINI, Gislaine A. – “O estágio supervisionado na formação do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de Matemática da UEL”.
    Dissertação completa

  • DANTAS, Sérgio Carrazedo – “Uma produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática na formação inicial do professor de Matemática”.
    Dissertação completa

2006

  • OLIVEIRA, Regina Aparecida de – “A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem”.
    Dissertação completa

  • FAIÇAL, César – “Saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental”.
    Dissertação completa

2005

  • CASTILHO, Marisete de Fátima – “Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e aprendizagem em Matemática”. 
    Dissertação completa