Dissertações de Mestrado
Dissertações de Mestrado orientadas pela Prof.ª. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
2024
- Beatriz Dos Santos Silva. Geometrias não Euclidianas na formação de professores de Matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
2023
- Daiane Gisele de Lima. Aspectos do ensino de Geometria evidenciados por professores de Matemática em um contexto de formação online: Uma análise à luz dos subsídios teóricos de Raymond Duval.. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Dissertação completa
- Eliana Pizani Leocádio Corrêa. Formação continuada de professores que ensinam matemática para o ensino de geometria: indicativos de teses e dissertações brasileiras. 2023. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) – Universidade Estadual do Paraná, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
2022
- Fernanda Caroline Cybulski. Geometria na formação inicial de professores que ensinam matemática: indicativos de dissertações e teses brasileiras. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Dissertação completa
2021
- Mayara Cristina Sugigan. Conhecimento profissional de professoras que ensinam matemática envolvendo o pensamento algébrico na formação continuada. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Dissertação completa
- Cristiane dos Santos Oliveira. Aprendizagem profissional de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática: explorando o pensamento algébrico. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual do Paraná, . Orientador: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino.
Dissertação completa
2019
- OLIVEIRA, Jéssika Naves de. – “Aspectos da Aprendizagem Profissional de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Área e Perímetro”.
Dissertação completa - FRAGA, Taynara Cristina Gaffo. – “Uma Análise do Caso Multimídia “Explorando Perímetro e Área” para a Formação de Professores que Ensinam Matemática”
Dissertação completa
2017
- OLIVEIRA, Julio Cezar Rodrigues de. – “Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia Plano de Telefonia”.
Dissertação completa
2016
- MOTA, Helen Dabiani Frioli. – “Desenvolvimento profissional de futuros professores de matemática na exploração de um caso multimídia na perspectiva do ensino exploratório”.
Dissertação completa
2015
- RODRIGUES, Paulo Henrique. – “Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática”.
Dissertação completa
2014
- OLIVEIRA, Laís Maria Costa Pires de. – “Aprendizagens no empreendimento estudo do raciocínio proporcional”.
Dissertação completa
2013
- ROCHA, Márcio Roberto da. – “Empreendimentos de uma comunidade de prática de professores de matemática na busca de aprender e ensinar frações”
Dissertação completa - GURNISKI CARNIEL, Ivnna . – “Conhecimentos mobilizados em processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática”.
Dissertação completa
2011
- JESUS, Cristina Cirino de. – “Análise crítica de tarefas matemáticas: um estudo com professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental”.
Dissertação completa
2010
- CALDEIRA, Janaina Soler – “Um Estudo sobre o Pensamento Algébrico em uma Comunidade de Prática de Formação de Professores de Matemática”.
Dissertação completa
2009
- TEIXEIRA, Bruno Rodrigo – “Registros escritos na formação inicial de professores de Matemática: uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado”.
Dissertação completa - MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes – “Propostas de formação inicial de professores de Matemática: um estudo de projetos político-pedagógicos de cursos no estado do Paraná”.
Dissertação completa
2008
- BALESTRI, Rodrigo Dias – “A participação da História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores pesquisadores”.
Dissertação completa - CORRÊA, Júlio Faria – “Um Estudo Histórico sobre Quadraturas”.
Dissertação completa
2007
- PASSERINI, Gislaine A. – “O estágio supervisionado na formação do professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de Matemática da UEL”.
Dissertação completa - DANTAS, Sérgio Carrazedo – “Uma produção de significado para uma disciplina de Filosofia da Matemática na formação inicial do professor de Matemática”.
Dissertação completa
2006
- OLIVEIRA, Regina Aparecida de – “A Compreensão de Duas Professoras de Matemática sobre o Modo como seus Alunos Aprendem”.
Dissertação completa - FAIÇAL, César – “Saberes mobilizados por três docentes de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental”.
Dissertação completa
2005
- CASTILHO, Marisete de Fátima – “Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e aprendizagem em Matemática”.
Dissertação completa